quinta-feira, 23 de julho de 2015

Entre dois amores...





Querido pai...

Você já deve estar nas alturas das alturas, por sua leveza. A leveza do corpo, já que nunca passou dos 60 quilos, e a leveza da alma, já que a sua bondade era tanta que chegava a ser visível, a sua bondade se materializava.

Hoje escolhi para você as imagens da estação de trem de suas duas cidades queridas: Ostrowiec, na Polônia, e Nova Friburgo, logo ali. A estação ferroviária de Ostrowiec foi a última paisagem que você viu ao sair da cidade, em 1939, rumo ao Brasil. A estação de Friburgo foi a primeira construção que você viu ao chegar na cidade, em 1953. Pensando bem, as duas estações têm algumas semelhanças; será que foi isso que atraiu você para lá? Ou foi o clima frio? Será que você queria construir uma nova Ostrowiec? Lembro-me que quando você falava da sua cidade natal, você dizia "In der heim", traduzindo, "lá em casa".

Hoje você faria 95 anos. Quero homenageá-lo mencionando algumas coisas que você gostava. Um pé-de-valsa, como se diz, certamente você foi o primeiro professor de dança-de-salão no Brasil, nos anos 40, ou até mesmo, no mundo. Inaugurou a profissão, embora você fosse voluntário nessa atividade. Dançava tango melhor do que Al Pacino. Ouvia Carlos Gardel mais do que qualquer portenho.

Não dá para mencionar tudo, vou deixar outras lembranças para o seu níver 9.6.

Por enquanto, quero lhe agradecer por ter sido meu pai, por ter me ensinado a gostar de música, por ter sido tão bondoso, tão puro, afetivo, otimista, o gosto pela vida, os biribas, atravessar a piscina nadando embaixo d'água depois dos 80,.. uma lista sem fim.

Parabéns, pai, pelos 95. Parabéns por ser tão amado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário