quinta-feira, 16 de julho de 2015

Parente da terra...




Eu era criança e minha tia me contou que quando a mãe dela morreu - minha tia tinha apenas 14 anos ao ficar órfã de mãe - ela passou a se sentir parente da terra. Ela viu a mãe ser enterrada, e assim, sentiu uma fusão muito grande com a terra, e como ela se expressou muito bem, passou a se sentir parente da terra. Isso nunca saiu da minha lembrança, mas a minha proximidade com esse relato era meramente poética. Achei bonita a ilustração usada pela minha tia, um lindo poema para expressar seu sentimento de amor e de saudade.

O tempo passou, minha tia se foi, meu pai se foi, minha mãe se foi, e somente cinco décadas depois daquele fato vivenciado em criança e após muitas perdas, pude entender na minha própria essência, corpo e alma o que minha tia sentiu aos 14 anos. Hoje eu sei que a descrição utilizada não foi uma figura de linguagem, não foi um recurso literário, mas a própria constatação da realidade no sentido literal da coisa.

Sou parente da terra porque com a terra compartilho pessoas queridas, meu pai e minha mãe, minha mãe querida que hoje completaria 85 anos.

Parabéns, mãe! Se eu soubesse que iria doer tanto, eu teria feito muitas coisas de forma diferente !!!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário